Cosméticos e testes em animais

Oi gente,

muitas de nós não sabemos, mas uma boa parte dos cosméticos que usamos são testados em animais antes de vir parar nas nossas penteadeiras. Atualmente o assunto está em alta, em razão de uma lei que acaba de entrar em vigor na União Europeia, proibindo a venda de cosméticos testados em animais em todos os seus estados-membros.

rabbits

Aqui no Brasil, muito embora 66% da população seja contra os testes de cosméticos em animais, não há lei específica sobre esse assunto, nem muito menos interesse dos nossos congressistas em proibir esses procedimentos. Mas a lei europeia pode nos trazer alguns impactos.

Muitas marcas que são nossas conhecidas e queridinhas fazem esse tipo de teste hoje em dia, como a MAC e a Maybelline, e terão que se adaptar para poder voltar às prateleiras da Europa, além disso, marcas nacionais que buscam o mercado estrangeiro também terão de procurar meios alternativos para garantir a segurança de seus cosméticos.

Pra quem quiser conferir, a PEA mantém sempre atualizada uma lista das empresas brasileiras que não testam em animais e a PETA se encarrega da lista de empresas internacionais cruelty free.

Este videozinho de animação abaixo foi feito pela ONG HSI e é parte da campanha que eles tem contra os testes em animais:

O que vocês acham dos testes de cosméticos em animais? Deixariam de comprar produtos de uma marca que gostam por ela fazer esse tipo de teste?

=*

Anúncios

8 comentários sobre “Cosméticos e testes em animais

  1. Eu sou contra esse tipo de teste em animais. Eu sei que eles sao importantes para realizacao de varias pesquisas, inclusive relacionadas a saude e industria farmaceutica. Mas o ser humano eh muito inteligente! Podemos encontrar uma outra forma de fazer testes sem machucar nenhum ser vivo! Os animais ficam enclausurados em grades e depois ainda matam. Acho isso um absurdo e uma tristeza =/ Falando assim parece ate que sou vegetariana e nao como carne ne! =~~ eu como carne animal, mas qndo penso na ideia de alguem matando o animal, fico toda arrepiada =/ eh tao cruel.

    Eu fico imaginando como testar um produto em um animal pode ser de fato util quando relacionado a cosmeticos. Eles fazem o que? Sou ignorante no assunto, mas nao acho que esses testes sao tao efetivos nao. Afinal, nossa pele eh muito diferente da pele dos animais.

    Enfim, nao tenho uma opiniao muito bem definida, mas qualquer tipo de coisa que façam aos animais e que possa prejudica-los me incomoda bastante.

    • Pois é, eu nem me ligava muito nesse assunto, mas quando fui pesquisar pra escrever esse post e vi fotos… fiquei horrorizada!

      Bom, primeiro que muitos defendem que os testes em seres vivos são essenciais para a evolução das indústrias farmacêutica e cosmética, a começar pelos nazistas há décadas atrás, que realizavam testes em prisioneiros judeus. Acontece que atualmente temos sim tecnologia suficiente para dispensar esse tipo de teste, afinal há muuuuitas empresas que não fazem testes em animais, sem, inclusive, aumentar o custo do seu produto final.

      Sobre os testes propriamente ditos, tenho que admitir que não li muito a fundo, simplesmente pq não tive estômago. Mas sei que existem muuuuitos tipos de teste… os mais comuns são os de tolerância à determinada substância na derme, epiderme e nos olhos. Ou seja, eles enfiam um ingrediente X nos olhos de um animal [geralmente coelhos, por algum motivo genético que eu não compreendo] e esperam, se não ficar irritado, eles enfiam mais, e assim vão… até o bichinho ficar cego e ter que ser sacrificado. Na pele a ideia é a mesma, vão passando o produto até fazer ferida, pra saber o limite que o corpo aguenta.

      Enfim, é um assunto delicado… mas estou com grandes expectativas que essa lei europeia ajude a diminuir os testes =) Por enquanto, vou tentar fazer greve de marcas que testam… vamo ver se eu sobrevivo sem comprar MAC, Maybelline e outras….
      =*

  2. Eu procuro usar somente produtos de empresas que sei que não fazem teste, como mary kay, o boticário e natura… mas uso muito produto da maybeline e não sabia que faziam… não usarei mais e deixo sim de comprar um produto de alguma marca que goste por causa dos testes. Acho que tem outras formas de fazer, se algumas empresas conseguem por que as outras não podem tentar? A carne eu não estou mais comendo, mas ainda não consegui deixar de comer frango.. estou tentado…

    • Pois é, todas nós usamos muitas coisas da Maybelline tbm!
      Fiquei mto triste qdo soube que eles testam =(
      É complicada a reeducação alimentar, eu mesma não consigo, mas se vc já cortou carne e tá tranquila… ja ja corta o frango também =)
      =*

O que você achou disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s